terça-feira, 20 de novembro de 2012





Estrelando.... Escola Estadual Padre Paulo


     Literatura é a possibilidade de ter outra vida, de viver o imaginário, é um ato de prazer, sem segundas intenções. O melhor da literatura é que ela não nos dá nenhuma resposta. Dá-nos algo muito melhor: dá-nos novas perguntas.
     O cinema é um instrumento capaz de exprimir os sonhos, emoções e instintos. Reinventa, concede asas à imaginação do artista e reformula cartazes dos clássicos, transferindo-os para outras épocas, no passado ou no futuro. Uma viagem lúdica e prazerosa para um mundo onde a arte não impõe limites.
     Na noite de 24 de agosto de 2012 tais artes se fundiram e trouxeram refletidas na tela mais que “luz, câmera, ação”, mas, possibilidades de releituras dos clássicos literários sob um olhar inovador, perspicaz, ou simplesmente, juvenil; afinal, foram os jovens estudantes da Escola Estadual Padre Paulo os editores que deram vida nova a antigos personagens do universo literário.
   Coordenado pelas professoras Ana Cláudia, Maria Francisca e Tânia, o projeto Luz, Câmera... Literatura exibiu e premiou no Centro Turístico e Cultural João Robson de Castro os melhores vídeos produzidos pelos alunos.
     A atividade foi iniciada em maio, quando os alunos leram obras que foram adaptadas para o cinema, a fim de que fizessem as devidas considerações, corroborando ou refutando o pensamento de Vladimir Nabokov que diz “a originalidade artística tem somente a si mesma para imitar.”
     Em julho, os alunos - leitores migraram para a função de produtores e redigiram roteiros, adaptando romances, contos, crônicas e poemas para a “sétima arte”. Gravaram, então, os curtas–metragens que flagravam a vida, mas aquela vivida somente nas páginas de um bom livro.
     Parabéns a todos que se envolveram para que um espetáculo daqueles que vestem a lente dos olhos ora de alegria, ora de tristeza; que cantam e encantam a beleza da vida se tornasse realidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário