A SRE Divinópolis

Breve Histórico: 

A Superintendência Regional de Ensino de Divinópolis, instalada oficialmente em 18 de janeiro de 1966 pelo secretário de educação, Deputado Bonifácio José Tann de Andrade, teve como primeira superintendente Rosa Amélia Gontijo. Precariamente instalada em um salão único situado à rua São Paulo, 166, foi transferida em 1969 para a Avenida 21 de Abril, 526 e, posteriormente, para a Avenida Sete de Setembro, 1166. 


Jornal, de 23/06/66, sobre a criação da Delegacia de Ensino de Divinópolis.

Tão logo assumiu a Delegacia, a superintendente Rosa Amélia Gontijo, organizou "jornadas pedagógicas" para capacitação e aperfeiçoamento docente, manifestando, desde cedo, o pioneirismo que viria a caracterizar a SRE de Divinópolis. 

Mapa da SRE Divinópolis


Atualidade: 

Atualmente instalada à rua Minas Gerais, 900a, a SRE Divinópolis conta hoje com cerca de 170 funcionários, atendendo a 30 cidades e 579 escolas, sendo duas (2) federais, 134 estaduais, 299 municipais e 133 da rede privada.
Quando a atual superintendente Vera Lúcia Soares Prado assumiu a SRE, em 20/02/200, esta ocupava a 16ª posição no acordo de resultados, tendo alcançado o primeiro lugar em 2010, com nota 9,65, graças à dedicação de toda a equipe de professores e demais profissionais -  como costuma ressaltar a diretora da SRE Divinópolis. Em 2011 também ficou entre as 10 melhores colocadas.


Parte da equipe do gabinete: as assessoras Marta e Zélia e a diretora da SRE Divinópolis Vera Prado.

Parte da equipe do gabinete: o assessor de comunicação Edson, a inspetora Cleusa e a diretora Vera Prado. Apresentação musical por ocasião do Dia das Mães em 2011.


Não por acaso a SRE Divinópolis tem se destacado: além de contar com um quadro de bons professores, conta também com profissionais competentes e gabaritados:


                                                            Vera Lúcia Soares Prado
 Diretora da Superintendência Regional de Ensino SRE Divinópolis
   

A Superintendente Vera Lúcia Soares Prado iniciou sua vida acadêmica no Grupo Escolar Miguel Couto – Divinópolis – MG, no qual cursou da primeira à quarta série do ensino fundamental. Da quinta à oitava estudou no Instituto Nossa Senhora do Sagrado Coração – Divinópolis – MG. Fez os cursos médio-profissionalizantes de Magistério e Contabilidade no Instituto Nossa Senhora do Sagrado Coração e Colégio Leão XII, respectivamente. Cursou Pedagogia/Orientação Educacional 1º. E 2º. Graus no  INESP – Instituto Superior de Ensino e Pesquisa e    Supervisão Escolar 1º. e 2º. Graus  na   Fundação de Ensino Superior de Itaúna. Desempenhou atividades docentes a nível de 1º e 2º graus de 1964 a 1972. Foi Coordenadora Pedagógica de 1ª. a 4ª. Séries do Centro Educacional   Cooperativo – CEC – Divinópolis – de 1994 a maio de 1996, Diretora Pedagógica do Centro Educacional Cooperativo – CEC –Divinópolis –  de Maio de 1996 a Dezembro de 2000.  Dirigiu a Secretaria Municipal de Divinópolis por três períodos:         1º. Período: 1989 a 1992 – 4 anos;   2º. Período: 2001 a 2004 – 4 anos;        3º. Período: 2005 a 2008 – 4 anos. Tornou-se Superintendente Regional de Ensino – Divinópolis em 02/03/09, cargo que exerce até o momento. Em sua trajetória profissional recebeu inúmeras homenagens, medalhas, diplomas e moções, entre as quais: Medalha  Medalha Candidés, conferida pela Câmara Municipal de Divinópolis; Moção 061/91 pelos excelentes serviços prestados à comunidade, conferida pela Câmara  Municipal de Divinópolis;  Diploma de Reconhecimento: pelos serviços prestados ao deficiente conferido pela  ADEFOM; Diploma de Reconhecimento: pelos serviços prestados junto à Fundação Hilton Rocha,     Convênio Prefeitura x Fundação, conferido pelo Lions Clube Divinópolis; Medalha da Ordem do Mérito Legislativo – 2008, conferida pela Assembléia Legislativa do     Estado de Minas Gerais e  Moção pelo destaque da SRE de Divinópolis no âmbito estadual - 1º lugar-, conferida pela Câmara Municipal de Divinópolis – 2011.
Wânia Maria Noronha Costa Souza
Diretora da DIRE

“Quem sabe faz a hora, não espera acontecer”... é com esta letra de Geraldo Vandré que a Diretora Educacional da SRE Divinópolis define seu lema ao dizer-se honrada em ser Educadora: “acredito na educação como instrumento de mudança, tornando o mundo melhor, sábio e produtivo”.  Sua carreira profissional teve início em Belo Horizonte, no Instituto de Educação de Minas Gerais, no qual cursou o Normal, Especialização em Educação Pré-escolar e Pedagogia.  Com uma experiência profissional que abrange de professora da educação infantil ao nível superior, na Superintendência Regional de Divinópolis – que caracteriza como seu “porto seguro” – atuou como Supervisora Escolar, Supervisora de Finanças, Inspetora Escolar e hoje é Diretora da DIRE.

A diretora da DIRE Wânia Noronha e  Dinamar Rosângela Gonçalves Fonseca - Supervisor Regional da Educação.