quinta-feira, 28 de junho de 2012

RECONSTRUÇÃO DE JOGOS E BRINCADEIRAS NA ESCOLA PADRE JOÃO VILLAÇA

A cada ano a Escola Padre João Parreiras Villaça, através da disciplina Educação Física, escolhe um tema a ser trabalhado dentro do projeto “Reconstrução de Jogos e Brincadeiras”.
O tema escolhido este ano foi o brinquedo/jogo “Vai e Vem”. Muito divertido prático e dinâmico de se construir e se de se praticar, o “Vai e Vem” surgiu na Itália em 1976.
O Brinquedo é formado por 02 garrafas de plástico com abertura ao centro, por onde passam 02 cordas de nylon. Nas extremidades de cada corda ficam as alças que cada jogador segura e usa para movimentar as garrafas.
Muito popular no Brasil, a brincadeira consiste em lançar as garrafas de um lado para o outro, num constante “Vai-e-Vem”; daí então veio a origem do nome.
Segundo Carlos Jivago, professor de educação física, à frente deste trabalho; esta brincadeira que atravessa décadas e décadas proporciona inúmeros objetivos entre os participantes, além de entretenimento, lazer e socialização; desperta raciocínio e criatividade na construção do brinquedo e nas diversas formas de se manuseá-lo; desenvolve também o equilíbrio entre os participantes, dentre outros.
Os alunos após a construção e a prática do jogo, levam seus brinquedos para casa incentivando parentes e outros amigos na construção e criatividade de seus próprios brinquedos e jogos, ao invés de utilizar  somente produtos eletrônicos.
Esta prática é milenar, mas infelizmente no decorrer dos anos está ficando cada vez mais esquecida. O objetivo maior deste projeto é o resgate desta idéia, por isso o nome do projeto de RECONSTRUÇÃO, comenta o professor.



























Carlos Jivago Campos Nogueira é Professor de Educação Física na Escola Estadual Padre João Parreiras Villaça.
Carmo do Cajuru/MG.

Etapa regional do Programa Minas Olímpica Jogos Escolares de Minas Gerais – JEMG 2012


Etapa regional do Programa Minas Olímpica Jogos Escolares de Minas Gerais – JEMG 2012

Durante esta semana entre os dias 26 a 30 de junho milhares de alunos-atletas de mais de 300 municípios do Estado participam das competições da etapa regional do Programa Minas Olímpica Jogos Escolares de Minas Gerais – JEMG 2012 em seis sedes.

Sete Lagoas (Centro), Corinto (Norte), Passos (Sul), João Monlevade (Vale do Aço), Cataguases (Zona da Mata) e Tupaciguara (Triângulo) recebem cerca de 13 mil estudantes de 1635 escolas públicas e particulares, que passaram pela fase microrregional, para as disputas de basquete, futsal, handebol, voleibol, atletismo e xadrez, nos naipes masculino e feminino, divididos no módulo I (para alunos-atletas de 12 a 14 anos) e módulo II (para alunos-atletas de 15 a 17 anos).

Os campeões de cada uma das modalidades coletivas e os atletas melhores colocados no xadrez e no atletismo garantem a participação na etapa estadual do JEMG, que apontará os representantes de Minas nas Olimpíadas Escolares.

(Texto adaptado do site oficial JEMG/2012)

Para saber mais sobre os resultados de nossa SRE Divinópolis acesse o site oficial:

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Capacitação de Especialistas pelas analistas da SEE e SRE

Entre os dias 12 e 15 de maio ocorreram as Capacitações de Especialista oferecidas pelas analistas Raquel Peres e Vanusa Assis (SEE), juntamente com os analistas da SRE. 

 E.E. Lauro Epifânio - Divinópolis - 13/06/12 - manhã.
  E.E. Lauro Epifânio - Divinópolis - 13/06/12 - manhã.
  E.E. Lauro Epifânio - Divinópolis - 13/06/12 - manhã.
  E.E. Lauro Epifânio - Divinópolis - 13/06/12 - manhã.
 E. E. Chico Rezende - Lagoa da Prata - 14/06/12 - manhã. 
  E. E. Chico Rezende - Lagoa da Prata - 14/06/12 - manhã. 
 E. E. Chico Rezende - Lagoa da Prata - 14/06/12 - manhã. 

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Festa Filatélica

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos  e o Clube Filatélico Candidés lançaram ontem, na Agência Central dos Correios em Divinópolis, o selo personalizado  "Preservação da Nascente do Rio Itapecerica". O selo foi desenhado por Augusto Fidélis e recebeu "detalhes" de Aparecida Nogueira. 
Na oportunidade, os filatelistas foram agraciados com um selo comemorativo do Centenário de Divinópolis.



Para comemorar  o Centenário foi aberto o Espaço Cultural dos Correios "Arte Postal". O espaço foi inaugurado com a exposição "Fitomorfia", de Toni Palladino. A exposição estará aberta para visitação até dia 22 de junho. Vale a pena conferir!