quinta-feira, 28 de junho de 2012

RECONSTRUÇÃO DE JOGOS E BRINCADEIRAS NA ESCOLA PADRE JOÃO VILLAÇA

A cada ano a Escola Padre João Parreiras Villaça, através da disciplina Educação Física, escolhe um tema a ser trabalhado dentro do projeto “Reconstrução de Jogos e Brincadeiras”.
O tema escolhido este ano foi o brinquedo/jogo “Vai e Vem”. Muito divertido prático e dinâmico de se construir e se de se praticar, o “Vai e Vem” surgiu na Itália em 1976.
O Brinquedo é formado por 02 garrafas de plástico com abertura ao centro, por onde passam 02 cordas de nylon. Nas extremidades de cada corda ficam as alças que cada jogador segura e usa para movimentar as garrafas.
Muito popular no Brasil, a brincadeira consiste em lançar as garrafas de um lado para o outro, num constante “Vai-e-Vem”; daí então veio a origem do nome.
Segundo Carlos Jivago, professor de educação física, à frente deste trabalho; esta brincadeira que atravessa décadas e décadas proporciona inúmeros objetivos entre os participantes, além de entretenimento, lazer e socialização; desperta raciocínio e criatividade na construção do brinquedo e nas diversas formas de se manuseá-lo; desenvolve também o equilíbrio entre os participantes, dentre outros.
Os alunos após a construção e a prática do jogo, levam seus brinquedos para casa incentivando parentes e outros amigos na construção e criatividade de seus próprios brinquedos e jogos, ao invés de utilizar  somente produtos eletrônicos.
Esta prática é milenar, mas infelizmente no decorrer dos anos está ficando cada vez mais esquecida. O objetivo maior deste projeto é o resgate desta idéia, por isso o nome do projeto de RECONSTRUÇÃO, comenta o professor.



























Carlos Jivago Campos Nogueira é Professor de Educação Física na Escola Estadual Padre João Parreiras Villaça.
Carmo do Cajuru/MG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário