quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Diretora da SRE de Divinópolis é reconduzida ao cargo e recebe homenagem da Equipe

Vera Lúcia Soares Prado foi reconduzida ao cargo de Diretora da Superintendência Regional de Ensino de Divinópolis em cerimônia ocorrida ontem em Belo Horizonte. De volta à casa, foi recebida com festa pela Equipe da SRE, que a homenageou e pôde, mais uma vez, ouvir suas sábias palavras e compartilhar de sua experiência. 

 Wânia Noronha homenageando Vera Prado.
 Casa cheia para receber a Superintendente Vera Prado.
Vera Prado ladeada por assessores, gerentes e amigos.

Posse das diretoras das SREs

"Tomaram posse as diretoras das SREs de Curvelo, Divinópolis, Guanhães, Patos de Minas, Monte Carmelo, São João del-Rei e Ponte Nova

As diretoras das Superintendências Regionais de Ensino (SREs) de Curvelo, Leila Helena de Freitas, Divinópolis, Vera Lúcia Soares Prado, Guanhães, Márcia Inês Alves Godinho, Patos de Minas, Susie Adriane Silva Pereira, Monte Carmelo, Dinorá de Fátima Gonçalves, São João del-Rei, Maricéa do Sacramento Santos, e Ponte Nova, Ana Maria Gomes,  tomaram posse nessa quarta-feira (28-12) no órgão central da Secretaria de Estado de Educação (SEE), em Belo Horizonte. Os novos diretores assinaram o termo junto à secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazzola."


quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

FELIZ NATAL!!!

A equipe PIP II CBC de Divinópolis deseja a todos um Feliz Natal e um 2012 repleto de trabalho e realizações!


terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Auto de Natal da SRE Divinópolis

Os funcionários da SRE Divinópolis assistiram à apresentação do Auto de Natal (com texto  "Maria Brasil", de Edson Gonçalves Ferreira - assessor de gabinete) e, em seguida, à apresentação do Coral da Superintendência, sob regência de Edson Gonçalves Ferreira. Ao final, todos puderam cantar canções natalinas acompanhados pela superintendente Vera Prado no acordeom. A superintendente também ofereceu um "Kit natalino" para os funcionários, e um delicioso bolo. 

 Analista Educacional Luna Maris, no papel de Maria Brasil e o Analista Pedagógico Roberto, opressor de Maria.
 Analistas Pedagógicos Ana Paula Corrêa, no papel de Maria e Saulo Campos, José.
 Analistas Pedagógicos Ana Paula Corrêa, no papel de Maria e Saulo Campos, José.
 Coral da Superintendência, regido por Edson Gonçalves Ferreira.
Coral da Superintendência, regido por Edson Gonçalves Ferreira e acompanhado, no acordeom, pela superintendente Vera Prado.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Confraternização da Equipe PIP II CBC com a equipe da SRE

No dia 16 de dezembro a equipe da SRE Divinópolis reuniu-se para confraternizar, fechando o ano de 2011 e   renovando as energias para 2012. O clima de festa, o entrosamento entre os participantes, a boa música e o carinho da anfitriã, Vera Prado, contribuíram para o sucesso do evento!
 Equipe PIP II CBC.
Parte da equipe da SRE Divinópolis.


sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Teatro de Encerramento do Curso de LIBRAS

Os alunos do Curso de LIBRAS oferecido pela SRE Divinópolis concluíram o curso, que iniciou-se em 1º de setembro e encerrou-se em 15 de dezembro, com apresentações teatrais. Além da presença de alguns surdos, o encerramento contou, também, com a presença da Analista Educacional Márcia Helena Silva, uma das responsáveis pelo curso. 

 A aluna Mírian interpretando a fala da Analista Educacional Márcia Helena.
 Apresentação do teatro de Natal dos analistas pedagógicos e professora Marlandes.
 Apresentação do teatro de Natal dos analistas pedagógicos e professora Marlandes.
O professor Luiz-Mar, despedindo-se da turma.

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Avaliação final do Curso de LIBRAS

Os analistas e professores das redes estadual e municipal participantes do Curso de LIBRAS oferecido pela SRE de Divinópolis fizeram sua última avaliação no dia 14 de dezembro. Sob a câmera atenta do professor Luiz-Mar, os alunos foram filmados para posterior avaliação.


 Analista de Educação Física, Paulo Vicente.
 Professora Andrea e seus alunos da E. E. Henrique Galvão em apresentação de dança para a turma de LIBRAS. 
 Analista de Matemática, Márcia Melo.
 Analista de Matemática, Vagner Salatiel.
 A lente atenta do professor Luiz-Mar.
 Analista de Geografia, Viviane Borges.
Analista de História, Daniela Soares.

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Progressão Continuada não significa Aprovação Automática

Vale a pena conferir a reportagem publicada na Revista Nova Escola Gestão "Organização em ciclos respeita as diferenças", publicada em dezembro 2010/janeiro 2011. 


sábado, 26 de novembro de 2011

Viagem a Ouro Preto

Os alunos do Curso de LIBRAS fizeram uma viagem à Cidade de Ouro Preto em companhia dos surdos que participam da Sociedade dos Surdos de Divinópolis e da Pastoral do Surdo de Divinópolis. Apesar da chuva, a viagem foi muito proveitosa, oportunidade de aprender novas palavras e fazer novas amizades.



quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Capacitação da Equipe PIP II CBC pela SEE

Na semana de 07 a 11 de novembro  a Equipe PIP II CBC,  passou por uma capacitação oferecida pela SEE, em Belo Horizonte. Além dos professores de cada equipe, também estiveram presentes os gerentes PIP CBC e ATC, as diretoras DIRE e as Superintendentes de todas as regionais. No Encontro foram apresentados os programas da Secretaria de Educação, parte da legislação pertinente ao trabalho dos analistas, além de oficinas por área de conhecimento e várias palestras. O contato com equipes de diferentes regionais, a troca de experiências e materiais foi destacado, pelos profissionais, como pontos fundamentais do encontro.

Equipe da SRE de Divinópolis

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Com nota 6,0 no IDEB, Divinópolis é citada pela Revista Veja entre as melhores no Ensino Básico

O artigo relata experiências de sucesso e também ressalta o que precisa ser melhorado para elevar os índices e, sobretudo, a qualidade do ensino oferecido: "Atribuir o fracasso na educação a outros problemas municipais, como  pobreza ou criminalidade, é uma desculpa irresponsável. A conflagrada Marabá, no Pará, por exemplo, escolheu a educação para reagir à violência. Entre 2005 e 2009, a nota média no Ideb saltou de 2,7 para 4". De acordo com o artigo a melhoria está atrelada a uma boa gestão, definição de objetivos e capacitação dos profissionais. A Cidade Mineira de Divinópolis é citada entre as melhores cidades em termos de desempenho no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). O IDEB é calculado com base na taxa de aprovação e no  desempenho dos educandos em avaliações  do INEP. "Assim, para que o Ideb de uma escola ou rede cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita de ano e frequente a sala de aula" (Ideb, disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?Itemid=336&id=180&option=com_content&view=article Acesso: 04/11/11). Divinópolis atingiu a nota 6, meta nacional proposta para 2022, ficando apenas 0,4 pontos percentuais abaixo da primeira colocada, Marília (S.P.). Confira a reportagem completa em:


MEDEIROS, Júlia de."Aos pequenos, com carinho". Especial Cidades. As melhores e as piores - Ensino Básico. Revista Veja. Edição 2241, ano 44, nº 44 de 02 de novembro de 2011, pp.150-151.

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Sugestão de leitura: "Se as famílias se omitem a escola precisa agir"


SE AS FAMÍLIAS SE OMITEM, A ESCOLA PRECISA AGIR

"Estudantes desamparados serão duplamente vitimados ou marginalizados se não receberem uma atenção especial dos educadores 

Em minhas visitas a escolas observei um comentário recorrente: como é difícil trabalhar com alunos que ignoram os professores, se recusam a realizar atividades individuais e coletivas e se divertem em grupos de provocação, agredindo colegas e impossibilitando as aulas, além de outros com a autoestima tão baixa que rejeitam tarefas, achando que não aprenderão mesmo. Os alunos, segundo esses educadores, não teriam recebido a Educação que se espera de casa, deixando seus mestres em situação insustentável. Não é uma tema fácil, mas decidi refletir sobre ele porque se trata de uma questão de grande importância".

O trecho acima é um artigo de opinião de autoria de Luis Carlos de Menezes publicado na Revista Nova Escola (edição de novembro de 2011). Vale a pena conferir!!! 

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Realização de Módulo II na E. E. Miguel Couto


No dia 26 de outubro de 2011 foi realizado um encontro de módulo II na Escola Estadual Miguel Couto, em que estiveram presentes, além dos professores da escola anfitriã, os profissionais das escolas estaduais: São Francisco de Assis, Antônio Belarmino Gomes, Manoel Corrêa e Rosa Vaz de Araújo. O módulo foi realizado pelos Analistas Pedagógicos Fernando, Roberto, Viviane e Ana Paula, que integram o PIP II CBC, com a orientação da coordenadora Nagete Pedri Furtado e o acompanhamento da Analista Educacional Aparecida Valéria. Foram abordados os temas “Avaliação diagnóstica e o Plano de Intervenção Pedagógica”, além de uma oficina pedagógica com a interface da matriz curricular com a matriz de referência. O módulo recebeu avaliações bastante positivas dos profissionais atendidos, que ressaltaram a necessidade de haver mais encontros objetivando a consolidação da proposta do CBC, bem como a troca de experiências.

 A analista Ana Paula Corrêa (Língua Portuguesa).
 Professores participantes do Módulo II.
 Professores participantes do Módulo II.
 Professores participantes do Módulo II.
 A analista Aparecida Valéria (PIP I ATC) e a coordenadora do PIP II CBC Nagete Pedri.
Professores participando da oficina proposta no Módulo II.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Realização de Módulo II na E.E. São Vicente


Foi realizado um encontro de módulo II na Escola Estadual São Vicente no dia 24 de outubro com presença dos professores da escola anfitriã, além dos profissionais das Escolas Estaduais: Nossa Senhora do Sagrado Coração, Alberto Santos Dumont, Antônio Olímpio de Morais, São Francisco de Paula e Vida Nova. O módulo foi realizado pelos Analistas Pedagógicos Saulo, Roberto, Márcia e Ana Paula, que integram o PIP II CBC, com a orientação da coordenadora Nagete Pedri Furtado e o acompanhamento das Analistas Educacionais Rosa Laurinda e Yolanda. Os temas abordados foram “Avaliação diagnóstica e o Plano de Intervenção Pedagógica”, além de uma oficina pedagógica com a interface da matriz curricular com a matriz de referência. O encontro foi bastante proveitoso e os profissionais atendidos ressaltaram a importância de outros momentos de discussão e troca de experiências objetivando a otimização da  prática pedagógica.
 A analista Ana Paula Corrêa  e os professores ao fundo.
 Professores participantes do módulo.
 Professores participantes do módulo.

 Os analistas Ana Paula Corrêa (Língua Portuguesa) e Roberto César (Ciências).
 O analista Saulo Campo (Arte).
Os analistas Yolanda Sebastiana (PIP I ATC), Roberto César (Ciências), Márcia Melo (Matemática) e Ana Paula Corrêa (Língua Portuguesa).

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Comemoração do Dia do Funcionário Público

Dando continuidade às comemorações, pela tarde a equipe da SRE participou da mostra de talentos: alguns funcionários fizeram exposição de seus talentos, como as analistas Márcia Melo (PIP CBC), que expôs seu "óleo sobre tela, Inocência" e  Vitória Porto (PIP ATC), que expôs seus bordados,  além da analista da SRE Luciana Antunes, do setor de "benefícios", que expôs algumas de suas fotografias. Após a mostra de talentos, foi oferecido, pelas chefias, um delicioso lanche para os funcionários da casa.
 A analista Márcia Melo recebendo os cumprimentos do colega Paulo Vicente. Ao fundo, a obra "Inocência".
 Seleção de fotos da analista Luciana Antunes, "Olhar digital".
Seleção de fotos da analista Luciana Antunes,  "Olhar digital".

 Bordados da analista Vitória Porto.
Bordados da analista Vitória Porto.

 Os Analistas Pedagógicos Saulo Campos, Vagner Salatiel, Paulo Vicente e Márcia Melo.
 A coordenadora do PIP II CBC, Nagete  Pedri, a inspetora Maria Aparecida Mesquita e os Analistas Pedagógicos Viviane Borges, Ezequiel Manoel, Joana D'Arc Liduário, Ana Paula Corrêa e Fernando Camargos.

 Os Analistas Pedagógicos Paulo Vicente e Ana Paula Corrêa.
 A Analista Pedagógica Daniela Soares e a Superintendente de Ensino de Divinópolis, Vera Prado.
 A equipe da SRE Divinópolis.
 Analistas da SEE: Sibely, Angélica, Rosaura e Mary.
O Analista Pedagógico Saulo Campos tocando na mostra de talentos.