O Programa de Intervenção Pedagógica


O Programa de Intervenção Pedagógica:  desafios e perspectivas


O trabalho do PIP com os alunos dos anos iniciais do ensino fundamental é realizado desde 2006, consolidando o bom desempenho dos alunos no Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa), conforme podemos notar nos resultados  do último exame, segundo o qual cerca de 86% dos alunos até os oito anos sabem ler com autonomia.
A expansão do Programa de Intervenção Pedagógica (PIP) para os anos finais do ensino é importante passo para a continuidade dos trabalhos e elaboração de estratégias para elevar o desempenho dos alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem. As equipes são compostas por professores das áreas de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências, Educação Física, Língua Estrangeira e Arte. Cerca de 480 educadores dessas áreas devem realizar as intervenções pedagógicas nas escolas das 47 SREs.
“É importante destacar que esse acompanhamento dos anos finais, deve ser integrado com o que já é desenvolvido nos anos iniciais”, explica a superintendente de Desenvolvimento da Educação Infantil e Fundamental, Maria das Graças Pedrosa Bittencourt. Ela ainda destaca que a atuação entre os alunos do sexto e nono anos será marcada por desafios. “Após montar essas equipes devemos definir as estratégias de trabalho, bem como realizar a capacitação de profissionais e demais agentes pedagógicos envolvidos”, explica Maria das Graças Pedrosa Bittencourt.
A subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Raquel Elizabete de Souza Santos, acredita que esses desafios podem ser superados por meio do trabalho em parceria com as SREs e as escolas. “Implantar o PIP no Conteúdo Básico Comum (CBC) é um desafio muito grande para nós, pois nos anos iniciais nós lidamos com um docente, já nos anos finais são vários professores por turma. Não podemos abandonar os anos iniciais, mas precisamos investir pesado nos anos finais para chegar ao ensino médio com as habilidades e competências necessárias. A coletividade vai conseguir isto”, explica a subsecretária

Texto adaptado. Disponível em: <https://www.educacao.mg.gov.br/imprensa/noticias/1828-expansao-do-programa-de-intervencao-pedagogica-e-destaque-no-segundo-dia-de-encontro-com-educadores > Acesso em 28/09/11


OBJETIVO GERAL

Aprimorar a eficácia do Ensino Fundamental, por meio de intervenções pedagógicas que garantam a elevação dos índices de desempenho dos alunos do 6º ao 9º ano, com foco em Língua Portuguesa, Matemática e Ciências.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Orientar, acompanhar e avaliar as ações de implementação do PIP/CBC e demais projetos da SEE/MG nos anos finais do Ensino Fundamental.
Participar de encontros para estudos das diretrizes do Programa, analisar dados estatístico-educacionais e discutir estratégias de ação nas escolas.
Analisar documentos de orientação pedagógica para orientar os professores visando otimizar o desempenho dos alunos.

2 comentários:

  1. Estimados Companheiros Pipeiros!!!
    Parabenizo-lhes pelo o BLOG,é assim que vamos construindo "novas ensinagens e aprendizagens".
    Convido-os a visitarem meu BLOG http://masfg.wordpress.com/

    Estamos no site do MEC- http://portaldoprofessor.mec.gov.br/link.html?categoria=214&uf=MG

    Façam suas aportações. Copiem atividades...
    Vamos nos unir em prol do bem comum que é
    "o ensino aprendizagens de nossos alunos."
    Abraço e um Ano Novo de muitas esperanças, amor, solidariedade e compromiso.

    Profa. Ms. Magna Aspásia
    SRE-Uberaba-MG-Brasil

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    1. Cara Magna, após breve recesso, retornamos com força total para dar continuidade aos nossos trabalhos. Sem dúvida a troca será profícua e de grande valia. Um grande abraço!

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