quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Palestra "Normas de convivência com as linhas de transmissão de energia" na E.E. São Francisco de Assis, Carmo do Cajuru




O Programa de Comunicação Social da Linha de Transmissão (LT) 500 kv Bom Despacho 3 - Ouro Preto 2 realizou na quinta-feira (14/11/2013), na E.E. São Francisco de Assis, em Carmo do Cajuru, uma palestra para alunos, professores e demais servidores. Segundo a direção da escola, cerca de 150 estudantes participaram do encontro.

Este programa tem por objetivo criar um canal de comunicação entre Furnas e a população afetada pela construção da linha, transmitindo e recebendo informações bem como críticas e sugestões. Por isso, durante o evento foram repassadas informações sobre furnas, sobre como é gerada e transmitida a energia elétrica, por onde passa a LT 345 kv Bom Despacho 3 - Ouro Preto 2, as características do empreendimento, e as normas de convivência com as linhas de transmissão de energia.

O público presente interagiu com o comunicador e, no decorrer da palestra, foram feitas algumas perguntas e solucionadas dúvidas.

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

"Um jeito diferente de ver, sentir e cuidar de Morro do Ferro"

Aconteceu no dia 25 de outubro, na E.E. São João Batista, distrito de Morro do Ferro em Oliveira, o lançamento oficial do projeto: "Um jeito diferente de ver, sentir e cuidar de  Morro do Ferro".
As ações do projeto objetivam a valorização do livro como fonte de conhecimento e desenvolvimento humano, incentivo à leitura, além do resgate e formação de leitores.
A solenidade de lançamento contou com presenças ilustres como: 
Otávio Elísio Alves Brito - Ex-Secretário Estadual, consultor do CNPQ, e membro da Academia Mineira de Letras.
Olavo Celso Romano - Presidente da Academia Mineira de Letras.
Amilcar Martins - Vice-presidente da Academia Mineira de Letras.
Paulo Afonso Romanos - Ex-Ministro da República do Meio Ambiente.
Washington Melo - Diretor do BDMG, e membro da Academia Mineira de Letras. 
Escritores: Vivina de Assis Viana, Mauro Martins e Márcio  Almeida.

"Imagine uma comunidade em que todas as residências, absolutamente todas, incluindo
 as casas de analfabetos, tenham pelo menos um livro em espaço nobre, simbolizando a 
valorização dele como fonte de conhecimento e de evolução do ser humano. 
Isto começa a ser realidade em Morro do Ferro (distrito de Oliveira – MG), em suas 470 
residências, com seus cerca de 1.700 habitantes, por iniciativa da Escola Estadual São João 
Batista e como uma das realizações do projeto “Um jeito diferente de ver, sentir e cuidar de 
Morro do Ferro”, idealizado por ex-alunos da Escola. 
A atividade de valorização do livro e de incentivo à leitura teve início com a coleta de mais de 
1.000 livros usados, por doações de alguns poucos morroferrenses informados sobre esta 
ideia. Agora, ao mesmo tempo que serão ampliadas as possibilidades de novas doações, 
as obras recebidas estão sendo organizadas e catalogadas para que os moradores tenham 
um menu de escolha do que mais lhes interessar." - Antônio Ananias da Silveira Freitas - Diretor da Escola Estadual “São João Batista”.

As ações desenvolvidas pelos idealizadores e executores do projeto “Um jeito diferente de ver, sentir e cuidar de Morro do Ferro” fazem valer o propósito principal da educação: A transformação de realidades e pessoas.
Parabéns aos ex-alunos, alunos e servidores da E.E. São João Batista pelo bom trabalho em andamento.
Parabéns aos moradores de Morro do Ferro!
Vida longa ao projeto!



Oficina de papel marchê na E.E. Pataxó Muã Mimatxi

Foi oferecida na E.E. Pataxó Muã Mimatxi, localizada no distrito de Lamounier Godofredo, município de Itapecerica, uma oficina de papel marchê conduzida pelo analista Saulo Gonçalves Campos – PIP/CBC, com apoio do coordenador/diretor Siwe Pataxó.
O objetivo geral da oficina foi proporcionar aos participantes a prática de todo processo, desde a produção da massa até a modelagem dos mais diversos objetos.
O analista demonstrou a possibilidade do uso da massa de papel marchê para a construção de bonecos de luva (fantoche/mamulengo), peças para artesanato, suvenir, entre outros.

Todos os alunos e professores da escola participaram da oficina com muito entusiasmo e criatividade.






quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Projeto “Vida Saudável”


Encontra-se em desenvolvimento, na E.E. Melquíades Batista de Mirandasituada no distrito de São José dos Salgados, município de Carmo do Cajuru, o projeto “Vida Saudável”, coordenado pela professora de Educação Física, Fernanda Vasconcelos
A proposta principal do projeto consiste em associar a alimentação saudável com a prática de atividades físicas de forma contextualizada, medição e pesagem de todos os alunos com o objetivo de identificar eventuais casos de obesidade e monitoramento de seu desenvolvimento físico. 
Além das atividades de ordem prática, o projeto visa ainda a conscientização de alunos e responsáveis sobre benefícios de uma alimentação saudável e importância da prática de atividades físicas orientadas.
As ações do Projeto "Vida Saudável" contemplam todos os alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental da escola, através de propostas lúdicas com atividades agradáveis e promoção de uma qualidade de vida melhor.
Parabéns à Professora Fernanda, alunos e toda equipe pedagógica da E.E. Melquíades Batista de Miranda.








“Minha profissão, um presente para meu futuro”


Aconteceu no dia 25/09/2013, na E.E. Padre João Parreiras Villaça, município de Carmo do Cajuru, a culminância do projeto “Minha profissão, um presente para meu futuro”.
A ação foi desenvolvida pelo professor de Matemática, Fernando Camargos, junto aos alunos das turmas do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental.
O projeto consiste na construção de uma maquete que retrata um profissional em exercício a partir de uma pesquisa envolvendo vários aspectos da profissão, como:

  • Formação/curso necessário para entrar na carreira.
  • Pré-requisitos para ter acesso ao curso.
  • Instituições que oferecem o curso.
  • Duração do curso.
  • Locais onde se pode trabalhar após a conclusão e/ou durante o curso.
  • Demanda no mercado de trabalho e valor salarial.


Segundo o professor, o objetivo do processo de construção das maquetes é introduzir noções matemáticas de visão geométrica de espaço e forma, razão e proporção, matemática financeira e unidades de medida.


Parabéns aos alunos dos 6º e 7º anos, ao professor Fernando e equipe pedagógica da E.E. Padre João Parreiras Villaça pela bela iniciativa e excelente trabalho realizado.