domingo, 25 de novembro de 2012

Ciência e Tecnologia na IV FECATEC

Nos dias 12, 13 e 14 de novembro aconteceu, a quarta edição da Feira de Ciências e Tecnologia “Entender e pensar a sustentabilidade do planeta” promovida pelo GDP (Grupo de Desenvolvimento Profissional) da E.E. Presidente Tancredo de Almeida Neves, em Cláudio.
A abertura do evento aconteceu com uma apresentação artística de dança envolvendo dezenas de alunas, além da coordenação de professores, equipe pedagógica e a participação ilustre da jovem artista Haaycha que trouxe ainda mais brilho para o espetáculo.  A feira movimentou a comunidade escolar, pais, mães, familiares e amigos de alunos, crianças e estudantes de outras várias escolas da cidade.

Espetáculo de dança na abertura da IV - FECATEC.

Foram apresentados trabalhos voltados à sustentabilidade aplicada aos novos procedimentos do desenvolvimento humano, sua política de exploração dos recursos naturais e as consequências por ela geradas no planeta.
Parabéns aos alunos pela dedicação nos trabalhos, criatividade e pela de forma consistente e dinâmica com que apresentaram os trabalhos, lançando mão dos mais diversos recursos representativos como maquetes, sistemas, vídeos, protótipos, entre outros. Congratulações também aos professores e toda a equipe pedagógica envolvida na orientação e produção do evento.

Projeto "Aquecedor Solar". Protótipo feito com garrafas pet e tubos de PVC.
Projeto "Horta Suspensa". Ideal para apartamentos ou casas pequenas sem quintal.





terça-feira, 20 de novembro de 2012





Estrelando.... Escola Estadual Padre Paulo


     Literatura é a possibilidade de ter outra vida, de viver o imaginário, é um ato de prazer, sem segundas intenções. O melhor da literatura é que ela não nos dá nenhuma resposta. Dá-nos algo muito melhor: dá-nos novas perguntas.
     O cinema é um instrumento capaz de exprimir os sonhos, emoções e instintos. Reinventa, concede asas à imaginação do artista e reformula cartazes dos clássicos, transferindo-os para outras épocas, no passado ou no futuro. Uma viagem lúdica e prazerosa para um mundo onde a arte não impõe limites.
     Na noite de 24 de agosto de 2012 tais artes se fundiram e trouxeram refletidas na tela mais que “luz, câmera, ação”, mas, possibilidades de releituras dos clássicos literários sob um olhar inovador, perspicaz, ou simplesmente, juvenil; afinal, foram os jovens estudantes da Escola Estadual Padre Paulo os editores que deram vida nova a antigos personagens do universo literário.
   Coordenado pelas professoras Ana Cláudia, Maria Francisca e Tânia, o projeto Luz, Câmera... Literatura exibiu e premiou no Centro Turístico e Cultural João Robson de Castro os melhores vídeos produzidos pelos alunos.
     A atividade foi iniciada em maio, quando os alunos leram obras que foram adaptadas para o cinema, a fim de que fizessem as devidas considerações, corroborando ou refutando o pensamento de Vladimir Nabokov que diz “a originalidade artística tem somente a si mesma para imitar.”
     Em julho, os alunos - leitores migraram para a função de produtores e redigiram roteiros, adaptando romances, contos, crônicas e poemas para a “sétima arte”. Gravaram, então, os curtas–metragens que flagravam a vida, mas aquela vivida somente nas páginas de um bom livro.
     Parabéns a todos que se envolveram para que um espetáculo daqueles que vestem a lente dos olhos ora de alegria, ora de tristeza; que cantam e encantam a beleza da vida se tornasse realidade!