sábado, 26 de novembro de 2011

Viagem a Ouro Preto

Os alunos do Curso de LIBRAS fizeram uma viagem à Cidade de Ouro Preto em companhia dos surdos que participam da Sociedade dos Surdos de Divinópolis e da Pastoral do Surdo de Divinópolis. Apesar da chuva, a viagem foi muito proveitosa, oportunidade de aprender novas palavras e fazer novas amizades.



quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Capacitação da Equipe PIP II CBC pela SEE

Na semana de 07 a 11 de novembro  a Equipe PIP II CBC,  passou por uma capacitação oferecida pela SEE, em Belo Horizonte. Além dos professores de cada equipe, também estiveram presentes os gerentes PIP CBC e ATC, as diretoras DIRE e as Superintendentes de todas as regionais. No Encontro foram apresentados os programas da Secretaria de Educação, parte da legislação pertinente ao trabalho dos analistas, além de oficinas por área de conhecimento e várias palestras. O contato com equipes de diferentes regionais, a troca de experiências e materiais foi destacado, pelos profissionais, como pontos fundamentais do encontro.

Equipe da SRE de Divinópolis

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Com nota 6,0 no IDEB, Divinópolis é citada pela Revista Veja entre as melhores no Ensino Básico

O artigo relata experiências de sucesso e também ressalta o que precisa ser melhorado para elevar os índices e, sobretudo, a qualidade do ensino oferecido: "Atribuir o fracasso na educação a outros problemas municipais, como  pobreza ou criminalidade, é uma desculpa irresponsável. A conflagrada Marabá, no Pará, por exemplo, escolheu a educação para reagir à violência. Entre 2005 e 2009, a nota média no Ideb saltou de 2,7 para 4". De acordo com o artigo a melhoria está atrelada a uma boa gestão, definição de objetivos e capacitação dos profissionais. A Cidade Mineira de Divinópolis é citada entre as melhores cidades em termos de desempenho no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). O IDEB é calculado com base na taxa de aprovação e no  desempenho dos educandos em avaliações  do INEP. "Assim, para que o Ideb de uma escola ou rede cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita de ano e frequente a sala de aula" (Ideb, disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?Itemid=336&id=180&option=com_content&view=article Acesso: 04/11/11). Divinópolis atingiu a nota 6, meta nacional proposta para 2022, ficando apenas 0,4 pontos percentuais abaixo da primeira colocada, Marília (S.P.). Confira a reportagem completa em:


MEDEIROS, Júlia de."Aos pequenos, com carinho". Especial Cidades. As melhores e as piores - Ensino Básico. Revista Veja. Edição 2241, ano 44, nº 44 de 02 de novembro de 2011, pp.150-151.

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Sugestão de leitura: "Se as famílias se omitem a escola precisa agir"


SE AS FAMÍLIAS SE OMITEM, A ESCOLA PRECISA AGIR

"Estudantes desamparados serão duplamente vitimados ou marginalizados se não receberem uma atenção especial dos educadores 

Em minhas visitas a escolas observei um comentário recorrente: como é difícil trabalhar com alunos que ignoram os professores, se recusam a realizar atividades individuais e coletivas e se divertem em grupos de provocação, agredindo colegas e impossibilitando as aulas, além de outros com a autoestima tão baixa que rejeitam tarefas, achando que não aprenderão mesmo. Os alunos, segundo esses educadores, não teriam recebido a Educação que se espera de casa, deixando seus mestres em situação insustentável. Não é uma tema fácil, mas decidi refletir sobre ele porque se trata de uma questão de grande importância".

O trecho acima é um artigo de opinião de autoria de Luis Carlos de Menezes publicado na Revista Nova Escola (edição de novembro de 2011). Vale a pena conferir!!!