segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Provinha Brasil


Dos dias 29 a 31 de agosto a equipe se alternou quanto às visitas nas escolas e elaboração de avaliações diagnósticas para o sexto ano. No dia primeiro de setembro a equipe foi dividida para acompanhamento da aplicação da Provinha Brasil.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Capacitação em Itaguara

As analistas de Língua Portuguesa (Ana Paula) e matemática (Márcia) participaram de capacitação em Itaguara com as Analistas  Educacionais Luna e Estela.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Capacitação PIP II e PIP I pelas analistas da central

Durante a semana de 22 a 26 de agosto a equipe foi dividida em grupos menores e participou das capacitações do 4º e 5º anos do ciclo complementar  em pólos da sede.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Visitas de Acompanhamento às escolas com as analistas do PIP/ATC


Pela manhã a equipe realizou visitas de Acompanhamento às escolas com as analistas do PIP/ATC, segundo cronograma individual. À tarde fizemos uma reflexão crítica sobre texto: “A tensa relação entre famílias e escolas” de Gustavo Ioschpe, publicado na Revista Veja em 10 de agosto de 2011, página 116. Em seguida iniciamos a elaboração de modelos de atividades e planos de curso contemplando os descritores de matemática e português e a Matriz Curricular de cada conteúdo.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Visitas de Acompanhamento às escolas com as analistas do PIP/ATC


Pela manhã a equipe realizou visitas de Acompanhamento às escolas com as analistas do PIP/ATC, segundo cronograma individual. À tarde debatemos o tema “O Educador como sujeito de transformação”  e assistimos ao  Vídeo – Jô Soares e Prof. Pachecão para debatermos sobre o tema.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Estudo da Proposta Pedagógica e Regimento Escolar

Pela manhã a equipe recebeu orientações sobre a Proposta Pedagógica e Regimento Escolar, bem como sobre a legislação pertinente. As orientações foram feitas pelas funcionárias Selma e VirgíniaNa parte da tarde a Analista Educacional  Márcia nos orientou sobre o Serviço de Atendimento Especializado - Educação Inclusiva – Orientação 01/2005, e a analista Vitória explanou sobre as leis 10.639/2003 e 11645/2008.

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Visitas de Acompanhamento às escolas com as analistas do PIP/ATC


A partir desta data iniciamos as visitas às escolas acompanhando as analistas do PIP ATC. Os analistas que não tinham visitas agendadas pela manhã, permaneceram estudando. À tarde a equipe  se dividiu em grupos de trabalho para conhecimento dos Cadernos da SEE/CEALE e Matriz Curricular de Matemática dos  Anos Iniciais, além de  orientações para a elaboração do PIP; outra parte da equipe fez visitas às escolas.

Apresentação dos Programas e Projetos desenvolvidos pela SRE

A equipe se reuniu para assistir e comentar um vídeo sobre Atitude (na Índia) e pudemos conhecer os Programas e Projetos desenvolvidos pela SRE. Dando continuidade às atividades do dia anterior os professores se reuniram em grupos e apresentaram uns aos outros os resultados da análise dos boletins.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Palestra: Avaliação da aprendizagem em tempos de novos paradigmas - O aluno do Século XXI


Pela manhã a equipe participou da apresentação da Analista Educacional Valda, sobre “Avaliação da aprendizagem em tempos de novos paradigmas” e  “ O aluno do Século XXI”. Pela tarde pudemos conhecer o sistema de Avaliação de Desempenho pela explanação da funcionária Rosana, da Divisão de Recursos Humanos. Em seguida foi-nos apresentado o organograma e funcionamento da SRE pela Diretora Administrativa Sônia.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Comemoração Dia dos Pais para os funcionários da SRE

Pela manhã participamos da comemoração do Dia dos Pais com os funcionários da SRE, e assistimos palestra com a Psicanalista Fátima Maria Gomes de Oliveira. Pela tarde assistimos a uma apresentação do tema “O professor como agente de transformação” com a coordenadora Nagete. Também pudemos receber orientações sobre o funcionamento do PDP e GDP com a analista Aparecida Valéria. Realizamos em seguida uma análise de todos os resultados do PROEB/10 em Língua Portuguesa e Matemática, além do levantamento de escolas do 6º ao 9º ano com melhores resultados e abaixo da meta.

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Estudo interno na SRE

Pela manhã realizamos uma mesa redonda  para Discussão do texto: “Precisamos de educação diferente de acordo com a classe social”, de Gustavo Ioschpe, publicado na Revista Veja em 13 de julho de 2011, página 108. Logo após, realizamos o estudo do CBC – Apresentação do Conteúdo e suas Orientações Pedagógicas  pensando em sua com as Matriz de Referência do PROEB e Prova Brasil. Foi realizada também a análise de avaliações do 5º e 9º de Língua Portuguesa e Matemática para instrução de  como fazer o levantamento do mapa de resultados.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Estudo na SRE


Pela manhã realizamos a avaliação da capacitação e análise dos materiais, por disciplina, utilizados na capacitação dos Anos Finais no início do ano.No período da tarde a equipe recebeu orientações para estudo, em Módulo II, utilizando os documentos: Revista SIMAVE, Boletins Pedagógicos PROEB/10 e Prova Brasil , além disso, pudemos observar algumas avaliações diagnósticas. 

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Continuação estudo SIMAVE - Desvio Padrão

Nos dias 8 e 9 de agosto o grupo participou da Capacitação para o  5º ano e PAV I com a equipe metropolitana (Rosaura e Raquel/SEE) e equipe PIP ATC.

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Apresentação dos professores do PIP/CBC aos diretores de escolas de Divinópolis

Pela manhã, após participar de uma reunião com as diretoras, as funcionárias Edilma e Cyntia orientaram o grupo quanto ao preenchimento dos Boletins de viagem e  Prestação de Contas. Durante o período da tarde fomos orientados sobre o funcionamento do plantão e preenchimento do cronograma de mesa na SRE. Após estas atividades continuamos o estudo da Legislação.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Estudo da legislação

A equipe se reuniu, pela manhã para ver e discutir sobre os resultados do IDEB (Minas Gerais em 1º Lugar) e Acordo de Resultados de 2010 (SRE 1º Lugar). Pela tarde a inspetora escolar Clarice realizou conosco um estudo da Legislação de cunho pedagógico vigente:
Resolução Nº 521/04
Resolução Nº 1086/08
Ofício Circular Nº 398
Ofício Circular Nº 198
Ofício Circular Nº 302/10

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Estudo dos Cadernos SIMAVE

O grupo do PIP CBC teve a oportunidade de conhecer a Coleção SIMAVE 2010, realizando seu estudo. Também estudamos sobre as avaliações externas de nível nacional e internacional.Durante a tarde analisamos, conjuntamente, os Boletins Pedagógicos PROEB/10.


segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Início dos trabalhos na SRE Divinópolis



No primeiro dia do mês de agosto, fomos recepcionados com um café de boas vindas pela equipe da casa. Logo após recebemos orientações gerais quanto ao horário de trabalho e funcionamento geral da SRE. Aproveitando uma reunião de diretores e inspetoras, fomos apresentados às mesmas e participamos de uma palestra motivacional sobre “Relacionamento Interpessoal” com a Psicanalista Clínica Fátima Maria Gomes de Oliveira. No período da tarde fomos apresentadas às analistas do PIP ATC e participamos da “Festa Agostina” organizada pela equipe da SRE.